Cirurgia de coluna sempre é um grande desafio, mas também é um desafio que traz muitas melhorias na vida de pacientes que perecem de problemas nesta região.
Na verdade, muitos animais podem ter uma vida com mais qualidade, e renovada, quando submetidos a procedimentos com veterinários capacitados. Dudu, um lhasa de 11 anos, prova isso.
Dudu já é um idoso, mas nem por isso menos agitado e cheio de vida. A idade trouxe algumas complicações e ele vinha apresentando crises em coluna, discopatia toracolombar graus 1-2. Sua tutora, uma médica veterinária, sempre conseguia reverter o quadro com o tratamento clínico adequado. No entanto, em meados de janeiro deste ano, a crise foi mais violenta e ele paralisou.
Foram realizados raios-x que identificaram diminuições de espaços intervertebrais de T12 à L2.
Como explica a professora do CIPO médica Kátia Stracieri D'Oliveira, Dudu não apresentou melhora clínica com antiinflamatórios e analgésicos. Em razão disso, foi requisitada a mielotomografia, realizada no dia 17 de janeiro, confirmando o diagnóstico de hérnia e identificando como ponto de maior compressão o espaço L1-L2.
"Realizamos a cirurgia de hemilaminectomia no dia seguinte e a resposta foi bastante positiva com Dudu se recuperando rapidamente", avalia a Dra. Kátia. Esta intervenção cirúrgica consiste em uma descompressão medular, técnica que faz parte do Curso Intensivo Prático de Ortopedia - Módulo Cirurgias de Coluna Vertebral, que o CIPO VET promove entre os dias 16 a 18 de maio, em São Paulo, para médicos veterinários de todo o país. Inscreva-se no site!
Fonte: CIPO